O novo consumidor quer viver uma experiência memorável, mas será que sua empresa está preparada para oferecer o que ele busca?
O tempo vem passando cada vez mais rápido e a demanda é pelo retorno imediato, em todos os setores. E as empresas vêm sendo cada vez mais pressionadas pela concorrência, pelos clientes e pelo mercado. Todos querem lutar por um lugar ao sol nesse imenso novo mercado digital, que se estabelece mais e mais a cada dia.
Essa necessidade tem feito com que as empresas tomem decisões imediatistas, que trazem resultados superficiais. O mundo mudou. O jeito de comprar mudou. Mas muitas empresas continuam querendo vender do mesmo jeito, e por isso não têm resultados.
Mudar sua mente para mudar seu negócio
O novo consumidor quer viver uma experiência agradável e única. Então, colocá-lo em primeiro lugar, e fazer toda sua empresa girar em torno de satisfazer as necessidades dele, irá gerar a confiança necessária para que ele compre e se torne um defensor da sua marca. E é aí que entra o Marketing 360. Um novo olhar sobre o seu negócio, com intenção de transformá-lo para a nova geração de compradores.
Um novo olhar para sua empresa
E o que é Marketing 360, afinal? É olhar para todos os lados do seu negócio, do ponto de vista do mercado (ou seja, do cliente). É analisar se todos setores da sua empresa estão voltados para atender às necessidades do seu cliente. Façamos uma avaliação rápida: como é o atendimento ao cliente: caloroso, amigável, interessado? A resposta é rápida? Você facilita o processo de compra e cumpre os prazos de entrega? E sobre a experiência do cliente com a marca: ele recebe exatamente o que comprou ou tem uma experiência fora do comum? Você se preocupa coma satisfação dele? Tem uma pessoa na sua empresa que cuida da experiência do cliente? Qual sua estratégia para que ele compre novamente e seja um defensor da sua marca?
Essas reflexões possivelmente levarão sua empresa a perceber o quanto ainda falta para que a jornada do seu cliente seja memorável. O quanto ainda falta para que ele possa falar da sua marca para os amigos. E a maioria dos seus concorrentes têm a mesma visão que você. E os que não têm, já estão lá na frente, crescendo.
Antes de abrir sua empresa para o mercado, olhe para dentro dela. Antes de querer vender, pergunte-se se você compraria da sua empresa. Arrume sua casa, deixe tudo em ordem, para se apresentar ao mercado com uma nova postura. Esse processo passa por querer compreender seu cliente, repensar métodos de trabalho e mudar comportamentos estabelecidos.
Conforme ja dissemos em nosso artigo sobre reconhecimento de marca, não basta inserir seu produto no mundo digital para que ele seja um sucesso. Existem muitos fatores a serem analisados.
O Marketing 360 não é nenhuma novidade
As grandes marcas e empresas só chegaram a essa posição porque entenderam a importância de uma estratégia integrada de marketing. Compreenderam que, mais que vender, é necessário fixar seus nomes e suas ideologias na mente do consumidor através de experiências marcantes. Por isso a Nike não é só uma marca de tênis: é um conceito de vida, um estilo de calçado com personalidade própria.
Essas empresas compreenderam em qual etapa do funil de vendas seu cliente estava (atração, consideração, relacionamento, avaliação e compra), e criaram uma estratégia para cada uma delas, com uma comunicação exclusiva. Por isso a venda passou a ser parte de um processo natural, já que foi estruturado para gerar mais credibilidade e confiança, num círculo virtuoso de sucesso e crescimento sustentável.
E agora fica a reflexão… o que você vai fazer de diferente daqui pra frente, para encantar o seu cliente?