A crescente conscientização sobre a LGPD trás a preocupação com a privacidade de dados e pode ser um diferencial competitivo, na visão do consumidor atual
Com a iminente descontinuação dos cookies de terceiros do Chrome e a propagação da LGPD, os clientes estão cada vez mais informados sobre as questões de privacidade de dados. E para evitar a utilização de dados sem seu consentimento expresso, os consumidores preferem comprar de quem deixa claro como, onde e porque está capturando dados.
Para darmos um exemplo da importância do assunto, em seu artigo sobre mensuração de dados e estratégias de marketing, Karen Stocks, VP de global measurement solutions do Google, coloca uma questão importante para reflexão: Como medir eficazmente o sucesso das campanhas em um mundo sem cookies de terceiros? Afinal, sabemos que os cookies foram criados para facilitar o trabalho do marketing, mas não protegem a privacidade dos usuários.
Capturar e gerenciar dados para aumentar vendas
A resposta para essa questão passa por investimentos que toda empresa precisa fazer: capturar informações da experiência do cliente no seu próprio site. Mas não basta capturar dados. O desafio é saber utilizá-los para aumentar as vendas. A correta utilização dos dados pode construir uma buyer persona cada vez mais eficaz e atrair mais clientes.
A buyer persona é o perfil do seu cliente-alvo. E não falamos apenas sobre idade, gênero, localidade: é sobre hábitos de consumo e pesquisa e até sobre sua forma de ver o mundo! E através das ferramentas de IA é possível capturar e converter dados em informações que irão se transformar em ferramentas de trabalho que serão mais eficazes que os cookies de terceiros, por exemplo. Falamos um pouco sobre isso em nosso artigo sobre Inteligência Artificial e seu impacto no Marketing.
Mas deixando de lado as questões técnicas, a meta principal de todas essas mudanças é melhorar cada vez mais a experiência do cliente.
Ele também quer saber o que sua empresa faz com os dados que ele fornece, garantindo que está em um ambiente seguro e confiável. E quanto mais seguro ele se sentir, mais informações ele te dará para tornar a experiência dele mais personalizada.
Nesse novo cenário, usar a privacidade e proteção de dados como um diferencial competitivo da sua empresa, te coloca na frente de muitos dos seus concorrentes. Isso porque poucas empresas estão preocupadas em tranquilizar seus clientes quanto a essa questão. Como disse Patrick Moura em seu artigo sobre privacidade como vantagem competitiva:” A comunicação sobre as iniciativas de privacidade deve ser clara e efetiva. Marketing e campanhas publicitárias que enfatizem o compromisso da empresa com a proteção de dados podem atrair clientes que valorizam a privacidade.”
Adaptar-se ao novo mundo do marketing é parte de uma estratégia competitiva de sucesso. E as empresas que conseguirem se aproveitar disso de forma rápida, ganharão espaço no seu mercado e no coração dos seus clientes.