Como lidar com as novas mudanças que a Inteligência Artificial nos oferece? Qual seu impacto no Marketing Digital? 

Esse tema tem cercado nossa área já faz tempo, e estamos vivenciando seu impacto com mais intensidade a cada dia. Ao mesmo tempo que é inegável a necessidade de nos adequarmos a essa nova tecnologia, deve-se ter muita cautela no seu uso. Leia e entenda o poder da IA no Marketing

A experiência do profissional de Marketing deve guiar a IA

De  acordo com artigo do  Google “A IA é um facilitador poderoso que ajuda as empresas a atingirem todo o seu potencial, combinando a experiência do profissional de marketing com o poder da IA em um mecanismo que reduz continuamente os custos de marketing, melhora o desempenho e ajuda você a descobrir novos clientes, independentemente de quão imprevisíveis sejam seus comportamentos. Descobrimos que quando colocamos esse mecanismo – onde a IA e os profissionais de marketing aprendem uns com os outros – em movimento, podemos multiplicar os resultados de negócios. Mas, para entregar esses resultados, é fundamental que a experiência do profissional de marketing esteja guiando a IA“.

A evolução da Inteligência Artificial está se expandindo rapidamente em diversas áreas, mas especialmente no Marketing Digital ela tem trazido um grande impacto. Tanto que, de acordo com a Pesquisa Digital AdSpend realizada pelo IAB Brasil, o mercado de publicidade digital registrou um aumento de 11% em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo a impressionante marca de R$ 16,4 bilhões em investimentos.

As pesquisas no ChatGPT cresceram a tal ponto que o Brasil já é o quinto País que mais usa a plataforma. Ao mesmo tempo em que isso demonstra uma adaptação rápida à nova tecnologia, também pode ser um sinal de mal uso dos recursos oferecidos.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar nas ações de Marketing?

O ChatGPT jamais poderá fazer um plano de marketing para um cliente, mas pode apontar diversos caminhos, dar ideias sobre conteúdo, dar informações sobre o produto do cliente, entre outras funções.

Já existem sites que criam imagens personalizadas com uso da IA, o que permite ter um conteúdo único e exclusivo, sem consumir tanto tempo de um designer (ele terá outras funções, com certeza!). A IA pode criar textos para redes sociais, mas sempre deverá haver uma adaptação para a realidade de cada cliente. O texto será apenas uma referência de um começo, uma direção.

 

Aliado que pode se tornar inimigo

Por outro lado, dosar o uso da Inteligência Artificial nos projetos de Marketing 360, por exemplo, é um dos grandes desafios que nós, profissionais de marketing, enfrentamos. Se por um lado a IA pode ajudar, e muito, também não podemos permitir que ela faça todo o trabalho. A criatividade humana e a nossa capacidade de se conectar com o cliente jamais serão superadas por qualquer tecnologia. Portanto, saber o limite entre criar com IA e deixar-se levar pela “preguiça de pensar”, será um desafio para agências e clientes.

Pensando nisso é que alertamos os clientes para que fique atentos às criações recebidas. Quanto esse material está representando mesmo a sua marca? Quanto parece superficial e distante? Cabe a você ter essa sensibilidade e não permitir-se ser enganado por agências que estão usando a IA  pra fazer o serviço delas.

Por aqui seguimos utilizando essa ferramenta como um complemento ao nosso trabalho, pois para a TUT Comunicação as pessoas ainda são mais importantes que a tecnologia.

 

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