A longevidade das marcas está associada à sua capacidade de atualização. O rebranding é uma forma de modernização e reposicionamento no seu mercado

São tantas marcas que existem há mais de 40 anos, que seria difícil mencionar todas aqui. E como elas sobreviveram ao tempo? Se adaptando. Seja atualizando seus produtos e serviços, seja acompanhando seu público ao longo do tempo, o fato é que a necessidade de transformação é inerente às empresas que desejam ser perenes, num mundo cada vez mais volátil. E é por isso que marcas famosas como Johnson & Johnson, Itaú, Casas Bahia e Pepsi, fizeram o processo de rebranding.

O novo logotipo, a identidade visual e o jeito de ser da marca são apenas a representação visual de uma mudança profunda que já está acontecendo no dia-a-dia da empresa.  É apenas um comunicado oficial que diz “mudamos, evoluímos”.

Quando a sua marca não conversa mais com seu  propósito ou público, é hora de mudar

E PORQUE UMA MARCA FAZ REBRANDING?

Antes de responder a essa pergunta, vamos falar rapidamente do que o logotipo representa para uma empresa. Os verdadeiros profissionais de branding sabem, que criar uma marca não é só colocar uma fonte e uma imagem associada, juntas. Existe um estudo complexo por trás disso.

Ao criar uma marca você precisa responder a várias questões como: quais são os valores dessa empresa? Como ela quer ser vista pelo mercado? Quais cores irão representar esses valores? Baseado em uma série de informações, uma equipe de pessoas da agência vai fazer pesquisas, estudos e trazer referências que representem essas informações. Portanto, ao criar um logotipo, você também cria um conceito complexo, que, para ser remodelado, demanda uma compreensão das razões da mudança.

O logotipo é um ícone da sua empresa, portanto qualquer mudança precisa ser muito bem pensada, para que a marca não sofra consequências negativas e seja “cancelada” pelos clientes. Daí a importância de contratar profissionais qualificados.

As marcas fazem rebranding por diversas razões, mas as principais são:

Modernização: uma marca pode perceber que, ao longo do tempo, seu logotipo não representa mais seus valores ou seu público. Um exemplo bem clássico é o uso da fonte serifada (aquela que tem linhas alongadas nas pontas da fonte) no logotipo. Essas fontes eram comuns nos anos 60, hoje são consideradas ultrapassadas. As novas fontes são arredondadas. Atualizar o logotipo é demonstrar que a empresa acompanha tendências.

Reposicionamento: mudança de público ou produtos da marca.

Algumas vezes a empresa muda de direção depois que consolidou a marca, e isso faz com que ela precise expressar essa mudança através do seu logotipo. E se ela ganhou fama com um determinado nome e logo, não dá pra começar do zero. É preciso reestilizar o logo atual para adaptá-lo à nova realidade.

 

NÃO É SÓ MUDAR O LOGOTIPO

O rebranding vai afetar não só o logotipo da empresa, mas também a sua forma de se comunicar com seu público. Afinal, se a empresa está se reposicionando no mercado, querendo dar uma cara nova para seu logotipo, ela também está querendo mudar o jeito de lidar com seu público.

O exemplo recente do banco Itaú, serve para ilustrar essa ideia. Uma marca conhecida há anos, utilizando o logotipo nas cores azul e laranja, que representava sua força e solidez. Mas o fato é que os bancos tradicionais estão perdendo mercado para os bancos digitais. E o Itaú enxergou isso e decidiu se modernizar. O novo logotipo é mais leve, suave, buscando se aproximar do público. E sua comunicação ficou mais alegre e informal.

 

ENTÃO, COMO FAZER O REBRANDING?

O rebranding tem uma característica essencial pra receber esse nome: a marca não pode ser descaracterizada. Ela precisa ainda ser reconhecida pelo cliente, depois da mudança, por mais alterações que ela sofra. Por isso é um grande desafio para a agência.

Existe o sério risco de errar na mudança e não ser bem recebido pelo público. Um exemplo recente e muito comentado foi o caso do Twitter. A alteração foi tão radical que não pode ser chamada de rebranding pois foi criada uma nova marca que desconstruiu totalmente a anterior.

Um outro aspecto é que a mudança deve ser comunicada claramente ao público, portanto deve acontecer de maneira gradual e estratégica. Observe que as marcas criam uma sequência de ações para comunicar sua mudança, antes até de apresentar o novo logotipo.

Por isso acreditamos que o rebranding deve ser feito junto com a agência de marketing e comunicação, que irá te conduzir pelo caminho mais seguro, para que essa mudança gere mais credibilidade e confiança para a sua marca. Porque para construir uma marca você leva muitos anos de investimento, mas para destruí-la, basta uma ação imprudente. E com as redes sociais, marcas crescem e desaparecem rapidamente. Manter-se no mercado é um desafio diário!

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